Acif propõe novas datas para Consciência Negra e Aniversário de Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

03/09/2020

A Associação do Comércio Indústria de Franca (ACIF) protocolou nesta quarta-feira (2) um pedido na Câmara Municipal para que sejam alteradas as datas de comemorações dos feriados do Dia da Consciência Negra e do Aniversário de Franca.

Em novembro são comemorados os feriados nacionais, Finados (02) e Proclamação da República (15), e além deles, os feriados municipais do Dia da Consciência Negra (20) e Aniversário de Franca (28).

A entidade em sua justificativa alega “como é sabido por todos, tal número de feriados traz consigo enormes prejuízos aos setores econômicos de nossa cidade, que param por vários dias num único mês ou, ainda, encaram um aumento dos custos em caso de abertura”

O documento assinado pelo presidente Tarciso Bôtto ainda reforça “e, neste ano, a situação é ainda mais grave. A pandemia e a correspondente quarentena (mais grave em nossa cidade, que ficou por tempos na fase vermelha do Plano SP), fez com a indústria, o comércio e os serviços tivessem suas atividades prejudicadas por tempos. A realidade é muito dura”.

A mudança sugerida pela entidade altera os dias colocando as datas comemorativas aos domingos. O texto diz “assim e como forma de mitigar os graves problemas elencados, sugerimos que os feriados do dia 20 ("Dia da Consciência Negra") e do dia 28 ("Data da Fundação do Município") sejam remanejados, excepcionalmente neste ano, para os dias 22 e 29 de novembro (domingo em ambos os casos)”.

E por fim conclui “isso possibilitaria a abertura do comércio, da indústria e dos prestadores de serviços sem os ônus trabalhistas decorrentes da abertura em feriados, trazendo ajuda àqueles que já passaram por tantas dificuldades neste ano”.

Veja o documento na íntegra: 

Reação

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (CONDECOM) publicou na noite de hoje (3) uma nota de repúdio sobre o tema proposto pela ACIF.

O documento divulgado pelas redes sociais diz “O COMDECON vem a público externar sua discordância desse remanejamento do dia 20 de Novembro de 2020, sendo flagrante que os posicionamentos ideológicos aqui é salutar, mas a menção de remanejamento de uma data de suma importância para toda Comunidade Negra Francana, merece assim o ofício 220/2020, ser repudiado.”

E ainda acrescenta “O Dia da Consciência Negra é importante para relembramos que a nossa sociedade foi construída por meio da escravização de pessoas negras. Por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento de cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a ser trilhado. É disso que se trata o Dia da Consciência Negra.”

Veja a nota de repúdio na íntegra: 

Nos próximos dias o tema deve ser levado à discussão pelos vereadores na Câmara Municipal de Franca.