PopMundi

Luiz Fux assume hoje a presidência do Supremo Tribunal Federal

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

10/09/2020

O ministro Luiz Fux assume nesta quinta-feira (10) a presidência do Supremo Tribunal Federal. Carioca, 57 anos de idade, Fux tem uma carreira sólida na magistratura brasileira. Passou por todas as instâncias do sistema judiciário: foi juiz de Direito e Eleitoral, além de desembargador e ministro no Superior Tribunal de Justiça, o STJ

Ele foi nomeado ministro do STF em 2011, tendo sido indicado ao cargo por Dilma Rousseff,  então presidente da República. Fux assumiu vaga deixada pelo ministro Eros Grau, que se aposentou naquele ano. No Supremo, o ministro carioca é conhecido pelas posições a favor das investigações criminais e pela visão liberal da economia.

Também costuma votar a favor de pautas ligadas aos direitos humanos. Foi favorável, por exemplo, à permissão do aborto de fetos anencéfalos, a união civil entre homossexuais e a equiparar a homofobia ao crime de racismo.

Há poucos meses, entrou em atrito com o presidente Jair Bolsonaro e cos ministros militares do governo quando lavrou uma decisão em que afirmava que as Forças Armadas não têm legitimidade para atuar como "poder moderador" em conflitos entre poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fux fica no cargo próximos dois anos e a vice-presidente será a ministra Rosa Weber / Foto: Reprodução

Luiz Fux foi escolhido novo presidente do Supremo em junho, em uma votação secreta, que, por tradição, ocorre em caráter apenas simbólico, já que os ministros escolhem aquele que entre eles que está há mais tempo no Tribunal e que ainda não foi presidente.

Fux fica no cargo próximos dois anos e, nesse período, a vice-presidente será a ministra Rosa Weber.