Residentes vão receber bonificação até fim da pandemia de Covid-19

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

04/10/2020

O Ministério da Saúde prorrogou o pagamento da bonificação dos residentes do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do combate à Covid-19, por meio de portaria publicada nesta sexta-feira (02/10). A publicação determina que o valor adicional de R$ 667 será pago enquanto durar a situação de calamidade em decorrência da infecção pelo coronavírus no Brasil.

O incentivo vem sendo repassado aos profissionais do SUS desde maio e é parte da ação estratégica “O Brasil Conta Comigo - Residentes na Área de Saúde”, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e voltada aos profissionais que estejam cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde.

A bonificação é concedida a mais de 52 mil residentes cujos dados de atividade foram informados pelos programas e estão ativos. Os pagamentos são realizados todo quinto dia útil do mês.

No mês de outubro, o Ministério da Saúde irá realizar o pagamento da bonificação para 52.139 residentes. Desse total, a pasta financia 21.351 bolsas de residência (13.103 bolsas de residência médica e 8.248 bolsas de residência em área profissional da saúde). O restante é financiado por outros órgãos ou entidades públicas federais, estaduais, distritais ou municipais, ou ainda por entidades sem fins lucrativos.

Para efetivar o pagamento dos residentes, os coordenadores das Comissões de Residência das instituições cadastraram os profissionais e, mensalmente, enviam o acompanhamento da atuação dos residentes que estão cursando os programas de residência.

É importante destacar que o Ministério da Saúde paga a bonificação para todos os residentes. A iniciativa da pasta é mais um incentivo aos residentes que estão na linha de frente ao enfrentamento Covid-19 no Brasil.