close

Anvisa decide neste domingo sobre uso emergencial de vacinas

Redação Pop Mundi 13/01/2021 19:05

Decisão sobre o uso de vacinas contra a Covid-19 deverá ser tomada no próximo domingo (17). A data foi anunciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que recebeu no dia oito de janeiro dois pedidos de autorização emergencial.

Um deles se refere à Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, que no Brasil será produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo. 

O outro pedido é para o uso do imunizante da Universidade de Oxford e do laboratório Astrazeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Há alguns dias, a Anvisa anunciou que a Fiocruz já encaminhou todos os documentos preliminares e essenciais para a avaliação detalhada.

O Butantan ficou com documentação pendente e começou a enviar os conteúdos solicitados no domingo. Um dos relatórios que a Anvisa pediu fala sobre a imunogenicidade, ou seja, a capacidade de uma substância provocar resposta imunine.

Pelo menos onze milhões de doses da Coronavac, importadas da China pelo Butantan, já chegaram ao Brasil. A Fiocruz comprou dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19, que devem sair da Índia no dia 20.

Em entrevista dada na semana passada à Globo News, a fundação informou que o imunizante começará a ser aplicado na população cinco dias após a chegada ao País. 

Foto: Reprodução 


Podcasts
19/01/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
18/01/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
16/01/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
15/01/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
14/01/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje