PopMundi

Pela primeira vez, final da Libertadores terá duelo entre paulistas

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

14/01/2021

Após eliminarem os argentinos River Plate e Boca Juniors, Palmeiras e Santos protagonizam a primeira final paulista da história da Libertadores. Desde 1960, será a quarta decisão entre clubes do mesmo país e o futebol de São Paulo alcançará a marca de nove títulos. Resta saber se o time da capital vai chegar ao bicampeonato ou se o clube da Baixada Santista ficará com o tetra.

Realizada desde 1960, será a primeira vez na história da Libertadores em que o futebol paulista terá dois representantes. Será também apenas a quarta vez em que a decisão será realizada entre clubes do mesmo país. Antes disso, São Paulo x Athletico, em 2005, São Paulo x Internacional, em 2006, e River Plate x Boca Juniors, em 2018, haviam alcançado tal feito.

Hegemonia paulista

O Brasil chegará ao seu vigésimo título da Libertadores - a Argentina tem 25 e lidera. De todas as conquistas canarinha, o futebol de São Paulo ostenta oito: Santos e São Paulo possuem três cada, enquanto Palmeiras e Corinthians foram campeões uma única vez.

Com o nono título garantido para o futebol local, São Paulo abre ainda mais vantagem sobre os demais Estados, já que o Rio Grande do Sul aparece na sequência com cinco, enquanto Rio de Janeiro e Minas Gerais dividem o terceiro lugar com três taças cada.

Tetra ou Bi?

Postulantes ao título continental, Santos e Palmeiras chegam à quinta final de Libertadores. O time da Baixada Santista acumula três conquistas -1962, 1963 e 2011- além do vice-campeonato em 2003. Do outro lado, o Palmeiras soltou o grito de campeão em 1999 e foi segundo colocado em três oportunidades: 1961, 1968 e 2000.

Vale lembrar que ambos os clubes terminaram a primeira fase com as melhores campanhas. O Palmeiras ficou com a melhor classificação geral com cinco vitórias e um empate. O Santos também acumulou cinco triunfos e uma igualdade, mas o time alviverde ficou em vantagem por conta do saldo de gols: 15 a 5. 

A final está marcada para o dia 30 de janeiro, às 17h, e será realizada no Maracanã, local onde os paulistas colecionam grandes conquistas. Identificado com o estádio carioca, o Santos pode erguer a sua nona taça no local. Já o Palmeiras poderá alcançar o seu terceiro caneco no Maracanã.

Foto: César Grecco / Palmeiras