PopMundi

Vacinação contra Covid-19 começa na quarta-feira

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

15/01/2021

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, desvendou o enigma anunciado no início da semana sobre a data para começar a vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

Revelou a prefeitos que o “Dia D” será a próxima quarta-feira, 20 de janeiro, e a “Hora H”, 10h para que o país comece a distribuir as primeiras doses do imunizante para combater o novo coronavírus.

Isso se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar as vacinas CoronaVac e de Oxford-AstraZeneca para uso emergencial. Decisão prevista este domingo, dia 17.

A declaração ocorreu durante a reunião da Frente Nacional de Prefeitos, com mais de 130 chefes de executivos municipais, que participaram do encontro virtual.

O Palácio do Planalto ainda não decidiu de organiza uma cerimônia um dia antes, na terça-feira, para fazer a marcação oficial, com as primeiras aplicações em um idoso e um profissional de saúde.

Caso ocorra, será aplicada a vacina de Oxford, desde que a carga contendo 2 milhões de doses desembarque da Índia em terras brasileiras. O governador de São Paulo, João Doria espera a aprovação da Anvisa para dar início a vacinação no estado em 25 de janeiro.

Neste caso, será distribuído o imunizante da parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac, produzida na China e que já tem mais de 6 milhões de doses entregues no Brasil.

Foto: Reprodução