PopMundi

Bancos estarão fechados durante o carnaval em todo país

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

12/02/2021

Afinal de contas, vai ter ou não vai ter carnaval no país? Se você é folião de carteirinha, uma má notícia: na maior parte do Brasil, os dias de carnaval serão de trabalho normal.

Carnaval, talvez você já saiba, não é feriado nacional – é feriado apenas nas localidades que o preveem o feriado em leis estaduais ou municipais. Como, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro. Uma lei de 2008 estabelece que a terça-feira de carnaval é feriado estadual em território fluminense.

Mas nas localidades onde isso não acontece, a segunda, a terça-feira e a quarta-Feira de Cinzas, costumam ser definidas como pontos facultativos no serviço público - e muitas empresas privadas também optam em liberar seus funcionários.

Esse ano, o que aconteceu foi que a pandemia mudou tudo! A maioria das cidades e estados suspendeu o ponto facultativo e muitas empresas não vão liberar os funcionários de suas jornadas – assim com muitas escolas, que devem manter suas atividades.

A exceção fica por conta da rede bancária. O feriado bancário está mantido e, nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira, as agências bancárias estarão fechadas no Brasil. Na Quarta-feira de cinzas, dia 17, funcionarão a partir do meio dia.

E como ficam as contas que vencem nesses próximos dias?

Bom, as contas de consumo e os carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem multa, na quarta-feira, dia 17, Tributos, por sua vez, normalmente já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Mas, se isso não acontecer com um imposto que você tenha que pagar, a orientação da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, é antecipar o pagamento.

Foto: Reprodução