PopMundi

Polícia Federal prende deputado que defendeu fechar o STF

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

17/02/2021

A Polícia Federal prendeu, na noite desta terça-feira (16), o deputado Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro. A ordem para detenção partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O parlamentar, que em junho do ano passado, já tinha sido alvo de busca e apreensão no inquérito que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos, foi preso em flagrante delito por crime inafiançável.

Nesta semana, o deputado divulgou um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional.

Na gravação, Silveira ataca diretamente Alexandre de Moraes e outros cinco ministros da Corte: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli.

A prisão foi determinada de ofício pelo ministro dentro de um outro inquérito em que o deputado também é investigado, o das fake news –  que investiga ataques a ministros da Corte e a disseminação de notícias falsas.

Entre as razões para a ordem de prisão, Moraes afirma que o deputado tem conduta reiterada no crime e cita que Daniel Silveira está sendo investigado a pedido da PGR por ter “se associado com o intuito de modificar o regime vigente e o Estado de Direito, atrave´s de estruturas e financiamentos destinados a` mobilizac¸a~o e incitac¸a~o da populac¸a~o a` subversa~o da ordem poli´tica e social, bem como criando animosidades entre as Forc¸as Armadas e as instituic¸o~es".

Daniel Silveira foi detido em sua casa, na Região Serrana do Rio, passou por exames no Instituto Médico Legal e foi levado ao prédio da Superintendência da Polícia Federal, onde passou a noite.

Foto: Reprodução