close

Centro Pop: vereadores rejeitam projeto que exigia estudo de impacto

Redação Pop Mundi 23/02/2021 19:33

O projeto que previa a realização de Estudo de Impacto de Vizinhança para a instalação do Centro Pop foi rejeitado na tarde desta terça-feira (23) em sessão realizada na Câmara Municipal.

Pela proposta dos vereadores Donizete da Farmácia (MDB), Lurdinha Granzotte (PSL) e Marcelo Tidy (DEM) a instalação do Centro Pop só poderia ser feita caso 50% dos moradores num raio de 300 metros de distância do local concordassem com o equipamento.

Na prática a ideia era tentar impedir a instalação do Centro Pop na Vila Formosa, local atualmente indicado pela administração municipal no prédio que abrigava mais recentemente a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE).

O tema gera polêmica e opiniões divergentes, durante a semana teve protestos de moradores do bairro que se posicionaram contrários ao Centro Pop. Hoje (23) dois moradores usaram a Tribuna e também se manifestaram negativamente quanto ao programa que abriga moradores de rua.

“Se a instalação de qualquer equipamento atinge nossos direitos à segurança e ao lazer e desvaloriza nossos imóveis, logicamente a população tem que ser ouvida. Muito antes da instalação de um Centro Pop, o nosso bairro precisa de creche e de uma UBS (Unidade Básica de Saúde)”, argumentou o representante comercial Gean Silveira.

“A população da Vila Formosa já tem seus transtornos diários. Não sei por qual motivo eles querem instalar o Centro Pop no CSU, lá vai virar um acampamento. A população está acuada, mas temos que ter direito de voz”, opinou o policial militar reformado Sebastião Medeia.

Assunto gerou discussões na sessão da Câmara / Foto: Divulgação 

Mas as tentativas por meio do projeto foram em vão, a proposta não passou pelo legislativo. O requerimento de urgência foi aprovado por 12 votos a 2, mas o projeto em si acabou rejeitado por 8 votos a 7. O presidente da Casa de Leis francana, o vereador Claudinei da Rocha (MDB), decidiu no chamado 'voto de minerva' porque houve empate de 7 votos a 7.

Votaram a favor para que os moradores fossem ouvidos, ou seja, pelo Estudo de Impacto da Vizinhança, os vereadores Marcelo Tidy (DEM), Della Motta (PODEMOS), Zezinho Cabeleireiro (PP), Donizete da Farmácia (MDB), Daniel Bassi (PSDB), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e Lurdinha Granzotte (PSL).

Contrários votaram os vereadores Lindsay Cardoso (CIDADANIA), Luiz Amaral (REPUBLICANOS), Ilton Ferreira (PL), Pastor Palamoni (PSD), Kaká (PSDB), Gilson Pelizaro (PT), Ronaldo Carvalho (CIDADANIA) e Claudinei da Rocha (MDB).

Com a decisão, a Prefeitura pode manter a proposta de instalar o Centro Pop na Vila Formosa como já previamente anunciado pela Secretaria de Ação Social.

Ontem (22) o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) durante entrevista ao radialista Marcelo Valim pelo Programa Mira da Notícia que vai ao ar diariamente pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi confirmou a intenção de levar o Centro Pop para a Vila Formosa e defendeu que o equipamento faz parte de uma série de medidas de atendimento aos moradores de rua em Franca.

Ouça a entrevista na íntegra:


Podcasts
25/02/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
12/02/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
11/02/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
10/02/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
09/02/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje