Motoristas prometem greve até pagamento de salários atrasados

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

21/06/2021

A greve dos motoristas de ônibus da Empresa São José será mantida por tempo indeterminado até que os salários que deveriam ter sido pagos em 5 junho sejam depositados.

A informação foi dada pelo diretor sindical, Paulo César, em entrevista nesta segunda-feira (21) durante o Programa Mira da Notícia apresentado por Marcelo Valim pela Rádio Imperador e portal Pop Mundi.

Conforme anunciado em primeira mão pela equipe de jornalismo na última sexta-feira (18) os trabalhadores cruzaram os braços no sábado (20) e a adesão ao movimento aumentou após o início da paralisação.

Ainda no sábado (20) os ônibus foram impedidos de sair da garagem da empresa sendo colocados dois veículos na porta da empresa.

A Polícia Militar foi acionada pela direção da empresa e os veículos foram retirados sendo os portões abertos nesta segunda-feira (21), porém os motoristas se recusaram a sair com os ônibus.

O movimento é pacífico, não houve registro de ocorrências. Os atrasos frequentes vêm ocorrendo, e os trabalhadores não aceitam mais devido aos compromissos assumidos e alguns alegam até dificuldades para pagamentos de suas contas.

São José recorre à Justiça 

Ontem (20) a Empresa São José emitiu uma nota informando que recorreu à Justiça para garantir a frota mínima para atendimento na cidade.

O texto diz ‘a concessionária, que teve a sua saúde financeira ainda mais abalada desde o início da pandemia, ficou sem receita alguma durante o período de lockdown. Durante duas semanas, por força de decreto municipal, como nenhum passageiro foi transportado, a concessionária não conseguiu efetuar o pagamento dos seus compromissos com os seus funcionários e fornecedores’

A empresa volta a afirmar que vem passando dificuldades e que não teve o reajuste previsto em contrato nos últimos quatro anos.

‘Esses fatores combinados (queda na demanda e reajustes elevados nos insumos, aliado à falta de revisão no custo do passageiro transportado) impactaram diretamente o caixa da concessionária. Todas as informações são de conhecimento da Prefeitura de Franca e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), órgão responsável pelo transporte e trânsito no município’

Polêmica na Câmara

Nesta terça-feira (22) os vereadores votam um projeto encaminhado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que prevê a compra de passagens que serão fornecidas para diversos trabalhadores que atualmente estão sendo afetados pela pandemia e famílias de baixa renda.

Entre as categorias atendidas segundo a proposta estão, por exemplo, erviços de saúde, assistência social, desenvolvimento e educação técnica e profissional.

Para isso está previsto o valor de R$ 1,35 milhão que serão usados na compra dos bilhetes, sendo que as passagens serão fornecidas no cartão comum através do SIT (Sistema Integrado de Transporte de Franca).

A questão vem gerando grande repercussão pelas posições contrárias e os parlamentares vem sendo pressionados.

A votação do projeto acontece às 14h.

VEJA: 

 

Fotos: Pop Mundi