Como levar a Copa do Mundo para aula de educação física em dias de muito calor

Amanda Ribeiro

A Secretaria da Educação do estado de São Paulo listou os principais cuidados e as orientações para garantir o bem-estar dos quatro milhões de alunos da rede estadual em dias muito quentes, como os vivenciados neste verão. Para seguir a recomendação de evitar exercícios físicos intensos por causa das altas temperaturas, os professores de Educação Física podem aproveitar a oportunidade e trabalhar os assuntos ligados à Copa do Mundo em sala de aula.

Isso porque fazem parte do currículo unificado em todas as cinco mil escolas estaduais atividades sobre princípios táticos e técnicos do futebol, “papel do torcedor”, “fair play”, “transmissão pela TV”, “a história da Copa”, “futebol de várzea”, entre outros temas. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos não só na prática como também na teoria sobre o esporte. Todos os tópicos são trabalhados no dia a dia escolar.

copa-do-mundo-2014

“Nos dias de extremo calor, não há necessidade de suspender as aulas de educação física, mas é indicada a realização de atividades mais moderadas. Neste contexto, a temática da Copa do Mundo pode ser ainda mais explorada, já que é uma orientação da Secretaria fazer do evento uma oportunidade de aprendizado”, afirma Mirna Brandt, da equipe de Educação Física da Coordenadoria de Educação Básica (CGEB) da Secretaria da Educação do estado.

Além das aulas de educação física, a Copa pode ser utilizada como tema das feiras culturais e nas disciplinas como português, matemática, história e geografia, em qualquer estação do ano. E nos 224 Centros de Estudos de Línguas (CEL), que oferecem aulas de até sete idiomas diferentes para alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede, as aulas incluem lições de gramática e habilidades tais como receber e dar informações, descrever pontos turísticos de sua cidade, entre outros.

A comunidade escolar também será destaque neste ano em que o Brasil é sede do evento. As 2,3 mil Escolas da Família, que abrem aos finais de semana com programação gratuita, organizaram para este primeiro semestre um grande campeonato de futsal que vai envolver os alunos, pais e vizinhos que frequentam as escolas estaduais.

O evento “Torneio da Família” está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro. A data do início do campeonato é 15 de fevereiro e serão três fases. Na etapa regional serão classificados os times das 91 diretorias de ensino do Estado. Entre 21 e 23 de março serão conhecidas as 15 melhores equipes das categorias feminina e masculina. Mais informações sobre o regulamento estão no portal da educação.

Veja outras orientações para os dias quentes:

- Use roupas leves;

- Beba água e líquidos com frequência;

- Faça pausas durante as atividades físicas, ainda que moderadas;

- Evite exposição ao sol.

Veja também:

Hospital do Câncer de Franca alerta homens para importância do autoexame testicular

Mamografias anuais não reduzem mortes mais que exames físicos

Destaque

Durma bem e acorde bem humorado

Acordar cedo é um hábito saudável e com inúmeras vantagens. O dia se torna mais longo, o indivíduo pode desfrutar de um café da manhã balanceado e sem pressa, tomar um banho mais demorado e, até mesmo, realizar alguma ativ...

veja mais +
Família

Como lidar com o luto

O sentimento de perda nunca é algo fácil. Desde perder um emprego, um animal de estimação até as pessoas amadas, a sensação deixada é sempre a de uma dor que parece que não vai sarar, – mas é aí que você se engan...

veja mais +
comments powered by Disqus