PopMundi

OMS admite risco de pandemia causada pelo novo coronavírus

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

10/03/2020

O risco de uma pandemia causada pelo novo coronavírus é real. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus. O termo pandemia é usado para descrever situações em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas ao mesmo tempo em diversas partes do mundo.

Tedros Ghebreyesus, no entanto, buscou tranquilizar as pessoas dizendo que seria a primeira pandemia da história com possibilidade de ser controlada. Na atualização diária sobre a doença, feita nesta segunda-feira, 9 de março, OMS destacou também que é preciso agir de forma decisiva para conter a disseminação da doença. E afirmou que entre os que estão infectadas, a maioria vai se recuperar.

Segundo a entidade, 101 países, áreas ou territórios já foram atingidos pelo Covid-19. Uma das pandemias mais graves registradas no mundo foi a da gripe espanhola, que aconteceu entre 1918 e 1920. Estima-se que a doença tenha matado, na ocasião, 50 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Já a pandemia mais recente, reconhecida pela OMS, foi a do vírus influenza H1N1 doença que, em 2009, se disseminou globalmente, infectando milhões de pessoas