close

Covid-19: Prefeitura admite falhas e anuncia mudanças na vacinação

Redação Pop Mundi 02/03/2021 19:19

Filas, demora para atendimento, falta de informação e até banheiros sujos, essas são algumas das reclamações registradas por moradores que estiveram nos últimos dias em busca de vacinas contra o coronavírus em Franca (SP)

Mesmo com a distribuição em vários postos seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e até pelo sistema Drive Thru no conjunto Poliesportivo e Franca Shopping diversas pessoas criticaram o planejamento definido pela Secretaria Municipal. 

Na tarde desta terça-feira (2) uma nota foi enviada a imprensa pela Prefeitura que admitiu 'com relação ao atendimento prestado nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde reconhece o registro de falhas estruturais e, informa que, serão adotadas todas as medidas para correções no atendimento'

O documento ainda esclarece que a quantidade de doses enviadas do Ministério da Saúde para o Estado e posteriormente aos municípios não é suficiente para atendimento da demanda. 

O texto diz 'a Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu, do Governo do Estado, 7.919 doses de vacina contra à Covid-19, destinadas para a primeira dose da vacinação para o público-alvo estabelecido pelo Estado, desde o começo do Programa de Imunização. Esta quantidade de doses encaminhada pelo Estado é insuficiente para atender o público-alvo, que começou na faixa etária de 90 anos ou mais, depois de 85 anos ou mais, 80 ou mais e, por último, 77 anos ou mais, que é composto por 13.078 pessoas em Franca' 

E ainda acrescenta 'comunica ainda que, a mesma situação foi registrada para a vacinação dos profissionais de saúde, cujo público estimado é de 10 mil pessoas e foram encaminhadas, pelo Estado, para o município, 8.146 doses'. 

Após os problemas ocorridos hoje (2) a administração também informou que 'assim que o município receber uma nova grade de doses, a prioridade é disponibilizar as vacinas ao público-alvo de 77 anos ou mais, que, pelo calendário estipulado, não recebeu a primeira dose do imunizante. Somente após cumprir a meta, a imunização será estendida para novos públicos-alvo'. 

Novas doses para atendimento do público-alvo até agora determinado já foram solicitadas ao Estado. 

SEGUNDA DOSE 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está mantido a partir desta quarta-feira, 3, o atendimento, exclusivo, para a aplicação da segunda dose da vacina contra à Covid 19 para os idosos com 90 anos ou mais e para os profissionais de saúde da linha de frente de atendimento.

Os idosos estarão sendo atendidos em 4 Unidades Básicas de Saúde, sendo Leporace, Brasilândia, Estação e Ângela Rosa, das 9h às 13h, além do posto Drive Thru do Franca Shopping, das 9h às 18h.

Já os profissionais de saúde da linha de frente poderão procurar as UBS do Parque do Horto, Luíza, Aeroporto I e Paulista, das 9h às 13h e no posto Drive Thru, no Poliesportivo, das 9h às 18h para a segunda dose.

A principal recomendação a essas pessoas é para que apresentem um documento pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação, contendo o registro da primeira dose.

Foto: Reprodução 


Podcasts
24/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
23/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
22/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
21/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
19/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje