PopMundi

Sesi Franca Basquete e Minas brigam por vaga no NBB

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

27/04/2021

O momento mais aguardado pelo torcedor na temporada 2020/21 chegou. Agora, é para valer! É decisão, é hora de avançar ou dar adeus ao Novo Basquete Brasil (NBB).

Nesta quinta-feira (29/4), às 20h, raios e trovões estão previstos para cair na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). O Minas Storm volta à quadra e recebe o Sesi Franca no primeiro jogo da série melhor de três das quartas de final da competição nacional. O duelo será transmitido, ao vivo, para os assinantes do canal digital DAZN.

Dono da segunda melhor campanha na fase de classificação, com 86,7% de aproveitamento, o time mineiro garantiu vaga direto nas quartas de final, enquanto a equipe francana, que fechou a fase classificatória na sétima posição, precisou jogar as oitavas de final e eliminou o Fortaleza Basquete Cearense.

Histórico

Minas e Franca são duas das equipes mais antigas da história do NBB. Os dois times participaram da fundação da Liga Nacional de Basquete (LNB) e disputaram todas as edições do campeonato.

O duelo das quartas de final promete ser muito equilibrado, já que, de um lado tem a tradição do Franca, maior campeão do basquete nacional e, do outro lado, o Minas, com um projeto forte e arrojado, que ganhou mais força nos últimos anos e que garantiu o posto de terceiro melhor time das Américas, com o terceiro lugar na Basketball Champions League Americas (BCLA).

Os dois times já se enfrentaram 26 vezes nas 13 edições do NBB. Ao todo, o time de São Paulo leva vantagem, com 19 vitórias contra sete da equipe de Minas Gerais, duas delas no primeiro e no segundo turno da atual temporada.

Apesar de já se conhecerem bastante, esta é a primeira vez que Minas e Franca se encontram em uma série de play-offs do NBB e, para o técnico Léo Costa, não existe favorito. Desde o retorno da Nicarágua, após a conquista do terceiro lugar na BCLA, o time está em preparação para este momento. No início desta semana, com a definição do adversário, o time intensificou a preparação.

“Começamos a semana de preparação para as quartas de finais muito focados e conscientes dos nossos objetivos. Sabemos que enfrentar a equipe de Franca irá exigir o nosso melhor, mas estamos prontos para este momento. As vitórias que tivemos contra eles na fase de classificação não significam mais nada. Play-off é outro campeonato e temos que estar prontos para uma série dura, onde não existe favoritismo, e o jogo será resolvido em quadra”, alerta Léo Costa. 

Família Costa

Não dá para falar de Minas x Franca sem citar o duelo familiar envolvido no clássico. Natural de Franca (SP), o técnico Léo Costa vai encarar o irmão Pablo Costa, assistente técnico do Sesi Franca.

Os dois se conhecem bem. Eles trabalharam juntos e tiveram sucesso por mais de cinco anos no comando do Macaé Basquete. Depois, cada um seguiu o seu destino e, agora, pela primeira vez, se enfrentam em uma série mata-mata do NBB.

“No ano passado, eu passei um perrengue na família com as brincadeiras, pois não consegui vencer ele em nenhum jogo, nem no NBB e nem no Super 8. Espero que, desta vez, eu consiga levar a melhor e igualar isso. Brincadeiras à parte, será um grande duelo”, finaliza o treinador minastenista.

A Arena Minas Tênis Clube recebe, além de Minas x Franca, o clássico paulista entre São Paulo (3º) e Corinthians (6º). Os vencedores desses confrontos vão se enfrentar na semifinal. A outra chave tem sede no Rio de Janeiro (RJ), com os jogos entre Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) e Paulistano (4º) x Bauru (5º).

Confira, abaixo, a tabela completa das quartas de final do NBB.

Quarta-feira (28/4) - Sede no RJ
17h - Jogo 1 - Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) - ESPN
20h - Jogo 1 - Paulistano (4º) x Bauru (5º) - DAZN

Quinta-feira (29/4) - Sede no Arena MTC
17h - Jogo 1 - Corinthians (6º) x São Paulo (3º) - ESPN
20h - Jogo 1 - Sesi Franca (7º) x Minas Storm (2º) - DAZN

Sexta-feira (30/4) - Sede RJ
17h - Jogo 2 - Paulistano (4º) x Bauru (5º) - DAZN
20h - Jogo 2 - Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) - DAZN

Sábado (1/5) - Sede Arena MTC
16h - Jogo 2 - São Paulo (3º) x Corinthians (6º) - TV Cultura e no Facebook do NBB
19h - Jogo 2 - Minas Storm (2º) x Sesi Franca (7º) - DAZN

Domingo (2/5) - se necessário - Sede RJ
Jogo 3 - Paulistano (4º) x Bauru (5º) - horário e transmissão a definir
Jogo 3 - Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) - horário e transmissão a definir

Segunda-feira (3/5) - Sede Arena MTC - Se necessário
Jogo 3 - São Paulo (3º) x Corinthians (6º) - horário e transmissão a definir
Jogo 3 - Minas Tênis Clube (2º) x Sesi Franca (7º) - horário e transmissão a definir

 

Foto: Ricardo Bufolin / ECP