PopMundi

Filhote de tamanduá-bandeira é resgatado em Franca

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

09/05/2021

Um filhote de tamanduá bandeira foi resgatado e entregue nesta sexta-feira (7) na sede da Polícia Militar Ambiental em Franca (SP). De acordo com as informações, um funcionário passava pela região do Centro de Detenção Provisória quando encontrou o animal.

O filhote aparentemente não está machucado porém ficará provisoriamente sob cuidados médicos de um veterinário parceiro voluntário, proprietário de clínica em Franca.

Posteriormente será contatado órgãos e intuições que possa recebê-lo e conduzir sua adaptação e possível reintrodução na natureza. O nome cientifico do animal é Myrmehophaga tridactyla sendo encontrado nos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado Brasileiro.

A espécie vem sofrendo considerável diminuição em seus números por ações antrópicas, entre as quais, plantações, desmatamento, queimada e criação de gado.

Ele é um mamífero da família dos Mirmecofagídeos,  podendo atingir entre 1,68 à 2,02 metros em idade adulta. E sua expectativa de vida é de 14 anos na natureza e 16 anos se em cativeiro.

A Polícia Militar Ambiental salienta que a posse desse animal é considerada crime e que o tamanduá Bandeira consta na lista de animais ameaçados de extinção, assim a multa por ter a espécie em cativeiro é de R$ 5 mil, além do processo pela conduta-crime.

Foto: Polícia Militar Ambiental / Divulgação