close

Profissionais de saúde ainda não imunizados recebem 1ª dose

Redação Pop Mundi 09/05/2021 10:29

A Prefeitura confirmou que os profissionais de saúde que ainda não foram imunizados, estarão sendo atendidos a partir desta segunda-feira, 10, para o recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19, em 8 postos, sendo 6 UBS: Brasilândia, Leporace, Aeroporto 1, Ângela Rosa, Guanabara e Paulista, das 07h30 às 13h e os dois postos DriveThru do Poliesportivo e Parque Fernando Costa, das 8 às 17h.

Para imunizar esse público alvo, a secretaria recebeu uma grade com 3.350 doses do Governo do Estado. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade das doses. Para agilizar o atendimento, a orientação é para que as pessoas façam o pré-cadastro pelo Whatsapp  (11) 95220-2923  ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br.

De acordo com a secretaria, os profissionais de saúde que poderão ser imunizados a partir de segunda-feira, são os preconizados pelo “Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – 5ª Edição”, divulgado pelo Ministério da Saúde e “Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a Covid-19 - 10ª Atualização”, divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Desta forma, se enquadram neste público, os trabalhadores dos serviços de saúde, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Também poderão ser beneficiados os profissionais, que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), que se enquadram na “ocupação de cuidador que integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162”, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”. 

A vacina também será oferecida para os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Será solicitado um documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde. 

Poderão ser imunizadas as pessoas, com idade a partir de 18 anos completos, que deverão apresentar um documento de identidade com foto, CPF, a carteira de conselho ou entidade respectiva da profissão, carteira profissional ou documentos que comprovem vínculo com a unidade de saúde, hospitais, clínicas e correlatos, como holerites, alvarás, guias de recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviços).

Para os estagiários, declarações de seus preceptores para o estágio na unidade de saúde. Os documentos, credenciais ou outros materiais apresentados, que não comprovarem a identificação da pessoa com o exercício da profissão, não serão aceitos. 

A Secretaria de Saúde alerta que a vacinação nos postos Drive Thru é exclusiva para as pessoas, que estiverem em veículos. Caso contrário, deverão comparecer as UBS, que são postos de atendimento. 

Idosos com 60 anos ou mais

A Secretaria de Saúde continua com o atendimento para a primeira dose dos idosos, com idade de 60 anos ou mais, na próxima segunda-feira, 10, das 07h30 às 13h, nas UBS da Estação, Aeroporto 3 e Parque do Horto. Os interessados devem procurar uma das unidades disponíveis, apresentando um documento de identidade com foto e o CPF, retirando a senha no local.

As pessoas que serão vacinadas, deverão ter a idade completa, de acordo com a faixa etária divulgada para cada dia de atendimento.

Segunda dose

Na UBS Paulista, o atendimento estará reservado, exclusivamente, para os profissionais da saúde, com a segunda dose, na segunda-feira, 10. O atendimento será das 13 às 17h, mediante a entrega de senhas e observância da data constante no cartão para a complementação do esquema vacinal. Deve-se apresentar um documento de identidade com foto, CPF e a carteira de vacinação. 

VEJA O CRONOGRAMA DA VACINAÇÃO:  


Podcasts
24/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
23/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
22/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
21/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
19/04/2021
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje