PopMundi

Violinista baiana faz campanha para estudar nos EUA

Autor: Jacqueline Galgani

Fonte:

10/06/2021

A violinista brasileira Karen Silva foi aprovada no programa de mestrado de uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo, a The University of New Mexico, e, para conseguir realizar os estudos, abriu uma campanha de financiamento coletivo pela internet que pode ser acessada em www.abacashi.com/p/karen-nos-eua e pelo pix karensilvaviolino@gmail.com

Nascida na periferia de Salvador, Karen pode se tornar a primeira violinista baiana a estudar na prestigiada instituição.  

A história da musicista com a universidade americana começou em 2018 quando ela participou de um curso de verão da instituição e, impressionada com a estrutura, decidiu concorrer ao Mestrado em Performance Musical, vaga concedida agora em 2020 com uma bolsa parcial. Mesmo sob essa condição de desconto, o valor da ida ao exterior é elevado e assim nasceu a ideia de arrecadar fundos entre amigos e com todos que se sensibilizam com a causa.  

Por conta da pandemia, as atividades consulares dos Estados Unidos no Brasil foram interrompidas, incluindo a emissão de vistos estudantis e o processo para o visto de Karen sofreu inúmeros adiamentos. Com a retomada dos serviços, agora, em junho, a musicista se apresentará ao Consulado Americano. 

Karen, que na infância escolheu o violino porque o instrumento “cabia no ônibus”, conta que a música aconteceu em sua vida por vontade da mãe, que acreditava que estudar música possibilitaria um futuro melhor. Assim, começou a estudar música aos cinco anos e aos sete passou a se dedicar ao violino no Instituto de Educação Musical onde conseguiu uma bolsa parcial.



 

A artista destacou-se no instrumento e tornou-se membro-fundadora do programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) onde ingressou em 2007 como violinista na Orquestra Juvenil da Bahia e permaneceu até 2017. Pelo NEOJIBA, programa onde tocou e hoje leciona, participou de master classes com grandes nomes da música mundial e realizou turnês nacionais e internacionais. Ela conta mais sobre sua vivência dentro do projeto no recém lançado documentário “NEOJIBA - Música que transforma”, disponível na Netflix.  

Passou oito meses na Noruega, na Universidade de Stavanger, como bolsista internacional e no retorno deste intercâmbio ao Brasil, Karen reintegrou o NEOJIBA para multiplicar o aprendizado junto aos alunos do programa, onde ela própria despontou como um talento. Não demorou para que concluísse o Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento de Orquestra pela Universidade Federal da Bahia, em 2018.   

“Meu maior desejo é devolver para a minha comunidade, minha cidade e meu país não só todo este conhecimento, mas a possibilidade de uma transformação da realidade por meio da música. Sou uma mulher preta, baiana, periférica, fui aluna de um projeto social no qual hoje eu ensino. Quero que assim como eu, mais jovens da periferia tenham a chance de um futuro brilhante”, diz Karen. “Pretendo também mostrar no exterior a nossa musicalidade única, a nossa maneira de sentir e interpretar. Não serei a primeira brasileira a cursar este mestrado, mas certamente serei a primeira violinista baiana”.