close

Sabesp faz apelo contra o desperdício de água em Franca

Redação Pop Mundi 13/09/2020 10:00

A falta de chuvas tem afetado os municípios da região da Bacia Hidrográfica Pardo e Grande, e a Sabesp reforça o pedido do uso consciente da água aos moradores. No total, 31 municípios dessa região são operados pela Sabesp, onde Franca é a sede.

A estiagem que está atingindo a região e o aumento de consumo por conta da pandemia e das altas temperaturas têm diminuído a vazão dos mananciais da água e sobrecarregado os sistemas que abastecem os municípios.

A Sabesp está realizando todas as ações para garantir a distribuição de água para a população, porém, a ajuda e a colaboração de todos são imprescindíveis para evitar que a água falte. Pequenas mudanças de hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício deste bem tão necessário, principalmente neste período de estiagem.

Lembrando que a previsão de chuvas para a região é só para partir do dia 22 de setembro.

Veja abaixo outras dicas sobre como economizar água:

1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.



Novo Sistema em Franca

Como parte dos projetos de ampliação da capacidade de abastecimento, a Sabesp retomou as obras do novo Sistema Produtor Sapucaí Mirim, em Franca. Os trabalhos foram iniciados em julho de 2020 e têm previsão de término em junho de 2022, mas poderão auxiliar parcialmente o fornecimento de água já no ano que vem. Após a conclusão, o sistema irá beneficiar toda a população de mais de 350 mil habitantes de Franca, garantindo o abastecimento pelos próximos 30 anos.

A Companhia segue à disposição para esclarecimentos e atendimentos emergenciais através dos serviços de ligação gratuita 0800-055-0195 ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br. Os clientes também podem utilizar o aplicativo da Sabesp para Android e iOS. 


Podcasts
28/09/2020
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
26/09/2020
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
25/09/2020
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
24/09/2020
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
23/09/2020
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje